A aplicação de cliente frequente tem como objetivo dinamizar a atividade comercial do comerciante junto dos seus clientes. Este programa de fidelização baseia-se em pontos acumulados pelo cliente, que podem ser convertidos em descontos e ofertas promocionais pelo comerciante. O comerciante tem, assim, ao seu dispor esta ferramenta que lhe permite construir o seu próprio programa de fidelização.
O comerciante tem liberdade para fixar a sua política de descontos e benefícios associados ao programa de cliente frequente, utilizando esta solução do Terminal UNI com total flexibilidade e sem intervenção externa. Por exemplo, o comerciante pode definir que cada transação corresponde a X pontos, ou definir um rácio de conversão entre euros e pontos.
Cada cliente é identificado pelo seu número de contacto móvel, registado na adesão ao programa de cliente frequente. A atribuição de pontos ao cliente, e a sua redenção (utilização) em termos de benefícios ocorre na aplicação, sendo realizada manualmente pelo comerciante em cada visita do cliente ao estabelecimento.
A utilização do serviço de cliente frequente não tem custos para o comerciante nem para o cliente dentro dos volumes previstos no preçário, após o qual se aplica o custo previsto no preçário. A SFS Gestão e Consultoria, SA reserva-se ao direito de alterar o preçário em vigor, cumprindo com a devida comunicação prévia os seus clientes.
Os dados de cliente (nome, contacto móvel e, opcionalmente, o número de identificação fiscal) são introduzidos manualmente pelo comerciante na aplicação, sendo o contacto móvel o elemento identificador do cliente. Deste modo a atribuição e redenção/utilização de pontos ocorre através da indicação do número de contacto móvel do cliente. Os dados registados ficam disponíveis no back-office do Terminal UNI, facilitando a identificação do cliente nas restantes aplicações (e.g. aplicação de agendamentos e alertas).
A redenção de benefícios (pontos) ocorre por iniciativa do comerciante ou do cliente, após confirmação da existência de benefícios acumulados por compras ou transações realizadas no passado. Cabe ao comerciante definir o rácio de conversão entre pontos e euros, nos termos do seu programa de fidelização.
Ao introduzir o número de telefone móvel do cliente (campo identificador) na aplicação “Cliente Frequente” o comerciante pode consultar a cada momento o número de pontos acumulados pelo cliente. O cliente pode solicitar esta informação ao comerciante, sendo que, após a atribuição ou redenção (utilização) de pontos ao cliente o comerciante tem também a possibilidade de imprimir ou fazer download via QR code no terminal e entregar um talão ao cliente com essa informação.
O comerciante pode também consultar esta informação na sua “Área de Cliente”.
Ao aceitar partilhar os contactos com o Universo Negócios, os comerciantes confirmam que a recolha dos dados de contacto dos seus clientes foi efetuada ao abrigo do seu programa de fidelização, autorizando o Universo Negócios e seus parceiros a efetuar os devidos tratamentos no âmbito do serviço associado. As condições gerais do serviço de “Cliente Frequente” são disponibilizadas e aceites pelo comerciante no processo de adesão ao Universo Negócios.
A aplicação permite ao comerciante registar agendamentos/marcações dos clientes e enviar-lhes mensagens e alertas relativos a esses agendamentos de visitas (permite, por exemplo, que os seus clientes recebam um alerta/lembrete por SMS relativo ao agendamento efetuado).
Permite, também, enviar mensagens de cariz comercial.
As mensagens e alertas são processadas pela SFS, Gestão e Consultoria, SA.
O serviço já vem pré-instalado no terminal – APP “Agendamentos e Alertas” e contem um conjunto de mensagens pré-definidas que o comerciante pode adaptar no momento do envio. Adicionalmente, o comerciante pode personalizar o texto das mensagens e alertas na Área de Cliente do Universo Negócios, com um máximo de 120 caracteres por mensagem, ficando as mesmas disponíveis na aplicação de agendamentos instalada no Terminal UNI.
O envio de agendamentos pode ser realizado através da aplicação no Terminal UNI ou na Área de Cliente do Universo Negócios, através da introdução dos dados do cliente, seleção da mensagem já tipificada e da antecedência do alerta/lembrete a enviar ao cliente (1 hora, 1 dia, 1 semana, etc).
A utilização do serviço de agendamentos não tem custos para o comerciante dentro do volume máximo de alertas incluído no serviço (ver preçário), após o qual se aplica o custo previsto no preçário. A SFS, Gestão e Consultoria, SA pode alterar as condições do serviço em caso de utilização abusiva.
Na aplicação do Terminal UNI ou na área de cliente, poderá selecionar um agendamento e editar os dados do agendamento, nesse caso podendo ser enviada uma nova notificação ao cliente. O comerciante poderá obter, também informação, nos relatórios na área de cliente, da taxa de comparência dos clientes às marcações efetuadas.
O contacto do cliente ao comerciante é realizado pelos meios de comunicação disponibilizados na mensagem ou alerta configurado. A resposta ao SMS do Universo Negócios não é possível.
Ao aceitar partilhar os contactos com o Universo Negócios, os comerciantes confirmam que a recolha dos dados de contacto dos seus clientes (nome e contacto telefónico) foi efetuada na sequência de um agendamento, autorizando o Universo Negócios e parceiros a efetuar os devidos tratamentos no âmbito dos serviços associados. As condições gerais do serviço de agendamentos e alertas são disponibilizadas e aceites pelo comerciante no processo de adesão ao Universo Negócios.
A aplicação de sugestões comerciais permite ao comerciante recomendar produtos e serviços do Universo Negócios e parceiros associados aos seus clientes e, por cada sugestão concretizada, receber uma remuneração. As sugestões comerciais englobam os sectores dos pagamentos, seguros, telecomunicações, etc, sendo uma forma de reduzir os encargos mensais com o TPA.
A função do comerciante é a identificação do interesse dos seus clientes no produto ou serviço e benefícios em vigor, registando na aplicação os seus dados de contacto.
O comerciante seleciona a sugestão comercial que pretende recomendar ao seu cliente. O próprio cliente regista na aplicação os seus dados (nome + contacto móvel) para posterior contacto pelo Universo Negócios ou seus parceiros. Nesse contacto é efetuada a explicação detalhada do produto ou serviço e a respetiva contratação. Nesta fase a relação comercial é direta entre o utilizador e a entidade detentora do produto ou serviço, que pode ser o Universo Negócios ou um parceiro.
O comerciante atua na qualidade de gerador de oportunidades comerciais que são disponibilizadas ao Universo Negócios e seus parceiros, não tendo qualquer responsabilidade legal ou contratual perante os utilizadores dos produtos e serviços. A responsabilidade pela apresentação e explicação detalhada dos produtos e serviços identificados nesta aplicação é da exclusiva responsabilidade das entidades detentoras dos mesmos, que pode ser o Universo Negócios ou um parceiro.
Ao aceitar partilhar os contactos com o Universo Negócios e seus parceiros, os comerciantes confirmam que a recolha dos dados de contacto dos seus clientes (nome e contacto telefónico) foi efetuada na sequência de uma sugestão comercial, autorizando o Universo Negócios e seus parceiros a efetuar os devidos tratamentos no âmbito dos serviços associados. As condições gerais do serviço de sugestões comerciais são disponibilizadas e aceites pelo comerciante no processo de adesão ao Universo Negócios.
O terminal de pagamentos UNI permite aceitar-lhe todos os cartões de débito e crédito de bancos nacionais e internacionais, garantindo uma taxa única para todos. Para todos os clientes Universo, o Terminal de Pagamentos UNI possibilita o pagamento em 3x sem juros, para clientes com o Cartão Universo. Este terminal é também o melhor aliado do seu negócio uma vez que engloba um conjunto de ferramentas que o ajudarão a expandir o seu negócio como a consulta em tempo real dos movimentos da caixa.
Aderir ao serviço UNI é muito simples! Terá de Submeter 3 documentos no portal de cliente UNI. Os documentos são: 1) Código da Certidão Permanente no caso das empresas ou última declaração de IRS no caso de Empresário em Nome Individual; 2) Comprovativo da titularidade de conta bancária (Entidade e IBAN); 3) Cópia do Cartão do Cidadão do(s) representante(s) lega(legais) que assinam o contrato.
Não. Não é necessário abertura de uma conta bancária especifica visto que os fundos cobrados através do terminal UNI são transferidos para a conta bancária indicada na adesão ao serviço, desde que o respetivo banco opere em Portugal.
Sempre que não se encontre em utilização, o Terminal deve ter a aplicação bloqueada (ou em stand-by) de modo a proteger o comerciante de utilizações indevidas. No fecho do estabelecimento o Terminaldeve ser guardado em local seguro e sem o acesso de terceiros (e.g. funcionários externos ao estabelecimento). A falta de cumprimento pode tornar o comerciante responsável perante fraudes praticadas por entidades terceiras. Em caso de roubo do terminal, o comerciante, deve contactar de imediato o serviço ao cliente.
O Terminal de Pagamentos UNI permite-lhe aceitar cartões de pagamento emitidos por bancos nacionais e internacionais, aumentando o potencial do seu negócio e reduzindo as perdas ou enganos no manuseamento de notas e moedas. O terminal permite a aceitação de cartões de débito e crédito, nacionais ou internacionais, pertencentes às marcas VISA® e MASTERCARD®.
A devolução/reembolso ao cliente deverá ser feita no Terminal UNI. Basta selecionar, no histórico de movimentos, a transação em causa, sendo muito simples conseguir identifica-la lendo o QR code no talão da compra apresentado pelo cliente ou através da apresentação do cartão original.
O comerciante pode optar por não imprimir o recibo ou comprovativo de cliente, servindo a fatura-recibo como documento de suporte à transação. Nestes casos, o cliente pode também solicitar que lhe seja remetido por email ou whatsapp o respetivo recibo de pagamento, ou em alternativa o cliente pode fazer download do recibo a partir do QR Code apresentado no terminal (usando o seu dispositivo móvel).
Os fundos processados no terminal até às 24h do dia D são transferidos até D+3 para a conta IBAN do comerciante, independentemente do tipo de cartão utilizado pelo cliente.
Apesar de poder ser transportado e utilizado sem conexões, o Terminal encontra-se ao serviço de um estabelecimento comercial definido no contrato entre a SFS Financial Services IME, SA e o comerciante. A mudança de estabelecimento implica a notificação ao Serviço de Apoio ao Cliente, de modo a que se proceda à atualização do contrato.